terça-feira, 2 de junho de 2009

Bárbara Kruger

As obras da artista plástica Bárbara Kruger (artista conceitual) apresentam determinadas características em comum, como a utilização de fotografias em branco e preto e de frases breves que encerram uma determinada idéia, imitando a linguagem da propaganda. Porém seus trabalhos questionam, de forma não moralista, valores e funções sociais como as relações de poder, sexualidade, discriminação e consumismo.
A combinação entre as imagens e frases de efeito nas obras de Kruger geram um grande impacto no resultado final. Um fato interessante é que Kruger utiliza de meios de comunicação que estão acessíveis a toda população, como os outdoors, e de meios não convencionais, como sacolas de compras e camisas, para expor suas obras, o que acaba tornando a sua arte pública. A artista, através de seus textos, além de estabelecer uma crítica/questionamento a temas sociais, estabelece um diálogo com o público, tornando a sua arte um ato de conversação.


I shop therefore I am (Compro, logo existo). Nela Percebemos claramente as características da artista em análise, como a fotografia em branco e preto e frase de efeito. A obra faz uma crítica intensa ao consumismo, à necessidade do homem de consumir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário