O Contraste é a diferença nas propriedades visuais que faz com que um objeto seja distinguível de outros e do plano de fundoé a diferença entre o valor das densidades de duas zonas da imagem, relação entre sombras e áreas as mais claras na foto. O contraste é mais elevado quando esta diferença é evidente.
Contraste ocorre todo o tempo, embora sua presença possa passar despercebida, também há contraste quando uma forma é circundada por espaço vazio, quando uma linha reta encontra uma curva, quando uma forma é muito maior que outra ou quando as direções verticais e horizontais coexistem.
Vivenciamos todos os tipos de contraste em nosso cotidiano. O dia contrasta com a noite, um pássaro voando contrasta com o céu; uma cadeira antiga contrasta com um sofá moderno.
FOTOGRAFIA Nº. 01 – LUZ E SOMBRA
Trata do contraste entre claro e escuro, entre a luminosidade e sua ausência, tão impactante como um eclipse essa imagem nos remete a reflexão sobre opostos, diferenças, presentes em toda história da humanidade fazendo menção ao maniqueísmo, que é a doutrina que se funda em princípios opostos, bem e mal. A foto é bem definida em dois tons de cor e pobre em elementos.
FOTOGRAFIA Nº. 02 – CONCRETO E PLANTA
Nesta imagem buscamos o conflito entre o “vivo” e o “não vivo”, o concreto é inanimado, estático, não nasceu, mas foi colocado, inserido no natural, já a planta é viva nasceu, foi pequena vai crescer e morrer, ou seja, de um meio morto surge a vida, esse é o contraste. A opção preto e branco dessa fotografia dá frieza, mas logo é quebrada com a presença da planta.
Ps.: Em breve postarei as fotos.
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário